sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A postos para 2012

2012 vem aí e as alianças estratégicas já movimentam a política de Ibiúna. De 2008 para cá, muita coisa mudou. O senso comum, de que venciam apenas as campanhas milionárias, caiu por terra com a emblemática vitória do Coronel Darcy. Isso explica o grande número de pré-candidatos no município.Ainda que muitos desses aspirantes ao Executivo não passem de aventureiros, é bom frisar que as próximas eleições prometem ser acirradas, com alguns nomes de peso na disputa.


Atual Executivo tem desafio de conquistar eleitorado
Coiti e Paulinho da Saúde buscam formar time

Os representantes da situação têm o desafio de conquistar a confiança do eleitorado após um início de governo tumultuado e marcado por tentativas de um golpe político. Pesa contra eles uma opinião pública constantemente envenenada e predestinada a ver com maus olhos a maior parte das realizações do governo. A "dança das cadeiras" com as constantes trocas de secretários também contribuiu para o cenário de desestabilização.

Por outro lado, o governo teve seus acertos com a reabertura do Hospital Municipal, a postura administrativa mais profissional em relação às outras gestões, a melhor organização das festas e eventos públicos e a revitalização de uma prefeitura destruída, após oito anos de Fábio Bello.

A atual estratégia de Coiti e Paulinho tem sido a formação de um time coeso, no intuito de aumentar a popularidade do prefeito entre alguns setores da sociedade. Para isso, foram "escalados" para integrar o grupo nome representativos na política ibiunense. Neco da Cetril, o ex-prefeito Jonas de Campos, Alexandre "Bolacha" Teramae e boa parte dos vereadores são alguns dos reforços com a missão de vender a boa imagem do governo ao eleitorado.

João Mello une-se a Nélio Leite

Praticamente abandonado por Fábio Bello no pleito de 2008, Nélio Leite vem fazendo uma política sutil, com bastante ênfase na zona rural. Nesta semana, ele deu um passo ousado ao fechar um acordo de cavalheiros com os irmãos Mello. O combinado é formar uma chapa sólida, para abranger eleitores do centro da cidade e da zona rural.

O principal empecilho do grupo é a imagem pouco carismática de João Mello. Favorito em 2008, o médico e ex-vereador acabou derrotado diante da simplicidade do Coronel Darcy. A postura sempre agressiva de seus apoiadores (vista em 2004 e 2008) durante a campanha também subtrai pontos. A estratégia eleitoral de Mello é frequentemente ligada a dossiês, difamações e tentativas de conquistar o poder a qualquer custo, nem que seja no "tapetão".

Mello: Falta carisma
Caso derrube a barreira da falta de carisma e selecione melhor sua linha de frente, Mello torna-se um  candidato imensamente forte. Sua rejeição é virtualmente inexistente, uma vez que jamais ocupou cargo executivo. Além disso, ele conta com parcela dos eleitores fiéis de seu tio, o ex-prefeito Zezito Falci. Outro ponto impactante é a possibilidade de Dr. João conquistar os votos que pertenceriam a Fábio Bello .

Professor Eduardo pode ser a opção do PT  
Não é de hoje que o vereador Professor Eduardo é apontado como uma força política honesta e sincera, no mesmo patamar em que se encontrava o Coronel Darcy.
Eduardo, em sessão da Câmara

Há, no entanto, quem duvide das intenções do vereador. Sabendo-se do compromisso e alinhamento ideológico de Eduardo - e do PT - com João Mello, muitos acreditam que o professor surfará na atual onda de popularidade e, na última hora, sairá como vice de Mello. Vale lembrar que manobra semelhante foi realizada nas eleições de 2004. Também não se pode ignorar as tendência conservadora do eleitorado ibiunense, tradicionalmente refratário ao PT.

A favor de Eduardo está a imagem honestidade, seu excelente desempenho na Câmara dos Vereadores e o desejo de boa parte da população por um sistema político diferenciado, bastante próximo dos valores defendidos por Eduardo - pelo menos no que diz respeito ao discurso.





A sorte está lançada. Agora, que venha a campanha!

15 comentários:

  1. Quantas eleições ja ganharam os atuais reforços da prefeitura? Tirando Jonas de Campos ninguem nunca ganhou uma eleição, Isso da pra se chamar de reforço? Quem tiver uma resposta plausivel favor escrever, estou curioso pra saber em que posição jogaria nesse time um atacante que nunca marcou um misero golzinho...

    ResponderExcluir
  2. O Bruno tem razão quando fala que a opinião pública é envenenada, mas não tem como negar que coiti e seu governo demoraram muito para começar a fazer alguma coisa.Sem contar que não se ve obras em Ibiuna.O que começa não termina.Mas apesar disso eu sei das dificuldades e acho que o Coiti ta com um bom trabalho no municipio.votar nele?Aí é outra história mas também não acho que tá tão ruim como a oposição pinta.No fim acho que meu voto vai pro Eduardo mesmo.

    ResponderExcluir
  3. JULIAO ANTES DE FALAR EXPLICA O SEU ESQUEMA DAS PERUAS COM CERTOS VEREADORES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Paulinho da Saúde veio de fora mas fez mais pela cidade do que muito ibiunense.Chega de bairrismo.

    ResponderExcluir
  5. EU DESAFIO O SR.JULIÃO A SE MANIFESTAR SOBRE A SITUAÇÃO QUE O FÁBIO BELLO DEIXOU IBIÚNA EM 2008. MAS QUE FAÇA ISSO SEM JUSTIFICAR COM COITI, PAULINHO ETC.QUERO VER SE ELE FAZ UMA ANÁLISE FRIA E DESPOLITIZADA SOBRE A BAGUNÇA QUE O FÁBIO DEIXOU E O CORONEL E COITI TIVERAM DE ARRUMAR. SERÁ QUE O SR.JÚLIO TERÁ ESSA CAPACIDADE?

    ResponderExcluir
  6. CONTINUO A ESPERAR O NOME DO ANONIMO, JA FALEI QUE RESPONDO, EXPLICO QUALQUER COISA QUE ELE TIVER EM MÃOS, PRINCIPALMENTE SE O MESMO SOUBER DO QUE ESTA FALANDO, POIS PARECE PAPAGAIO SÓ REPETE A MESMA FRASE SEMPRE, DEIXEM DE DISKS E VÃO AOS FATOS, TEM PROVA MOSTRE, NÃO TEM CALA A BOCA E TOME VERGONHA NA CARA, QUANDO VOCE LE OQUE ESCREVO EU POSSO PROVAR, PORTANTO POSSO FALAR E AINDA DEIXO MEU NOME PARA QUE TODOS VEJAM, FAÇA ASSIM VC TAMBEM. RESERVO-ME AO DIREITO DE SÓ RESPONDER PERGUNTAS A PESSOAS QUE DE FATO TENHAM NOME E NÃO PSEUDONIMOS...

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. O MEU NOME É ESSE MESMO!PRAZER, MARIZA! E AÍ VAI ACEITAR MEU DESAFIO OU VAI FICAR AÍ NA MESMA LADAINHA? FAÇA ISSO SEM JUSTIFICAR COM COITI, PAULINHO ETC. SERÁ QUE O SR.JÚLIO TERÁ ESSA CAPACIDADE?

    ResponderExcluir
  9. Com relação ao grupo político que estamos formando e segundo o Sr Julio, não ser um grupo vencedor, já começo lembrando que o grupo que formamos esta sim muito forte, nomes como Jonas de Campos(ex-prefeito), Orlandinho(ex-prefeito), Zetinho da Topic, Bolacha, Ronievon, Leoncio,Claudinho do Rosarial, Roquinho do Paruru, Jamil Marcicano, Pedrao D'água, Charles Guimarães, Zé Brasilino, Ismael Pereira, Dr. Luis Eduardo Loureiro, Aurélio Pecci, Armando Giancolli Neto, Léo do Pirandelo, Jeferson Machado, Neco da Cetril, Valdirzinho, Geraldo Alckmin, José Serra, José Aníbal, Bruna Furlan, Arnaldo Faria de Sá, Hélio Nishimoto, Márcio Franca. Pois eh, com estes e muitos outros que esperamos estar unidos por uma Ibiuna em busca do progresso.

    ResponderExcluir
  10. Com relação aos condutores escolares, gostaria de fazer um esclarecimento para que não reste mais duvidas quanto a isso. Quando o prefeito Coiti assumiu a administração o valor gasto com eles era de $780.000,00/mês e estava com 04 parcelas em atraso. Hoje a situação eh o seguinte: o valor gasto com os condutores eh de $560.000,00/mês e estamos com 2,5 parcelas em atraso ou seja, a atual administração honrou com todos os pagamentos de sua obrigação e ainda saneou 1,5 parcela em atraso da administração anterior. Isto eh COMPETÊNCIA e não balela como foi dito. E vamos refletir, alguém se lembra como era o Paço Municipal internamente, no cimento, sem computadores... E hj ficou tudo modernizado e principalmente limpo e com piso e divisórias. Falo isso pra dizer um antigo ditado... A cara de nossa casa( a prefeitura ) eh a cara do dono ( o prefeito ). Quem não consegue cuidar da sua própria casa como cuidara de uma cidade? E vamos refletir, alguém se lembra como era o Hospital Municipal e como esta hoje? Aí nem se fala.....

    ResponderExcluir
  11. Sr. Paulinho da Saúde a prefeitura pode fazer o grupo que for.Não tem como se eleger enquanto não mostrar trabalho.Os salários atrasam,não tem uma obra que vá pra frente e é tudo uma bagunça.Desse jeito não tem reforço que adiante.Só Hospital de qualidade não basta.Administrar é mais do que Saúde.É saúde, educação, valorização, segurança, agricultura, esporte...

    ResponderExcluir
  12. Oi Mariza, embora não saiba quem vc é vou fazer aqui algum comentario sim sobre FB 2008. Quando o Cel. assumiu a prefeitura encontrou sim uma baderna generalizada, todos os setores tinham deficiencias que foram logo percebidas,a ordem foi trabalhar para colocar a casa em ordem.Fato que ocorreu nos primeiros seis meses de governo do mesmo, Lembro ainda que existiam varios tac`s. e que as verbas para esses inclusive faziam parte do saldo remanescente como é o caso do lixão do bairro do curral, tenho em mãos varias copias de projetos feito pelo Cel, projetos esses que ficaram no gabinete e desapareceram junto com a morte do ex. Pref. Cel Darcy. Quero deixar claro aqui que nunca disse que Fabio Bello é MELHOR PESSOA que existe, mas sem duvida para desespero de todos os prefeitaveis de Ibiuna é hoje sem duvida o mais preparado, e experiente candidato, digo mais: Tenho tido varias conversas com o mesmo e pautado sobre tudo que disse acima, nunca escondi meu descontentamento quanto a antiga administração assim como não escondo quanto a atual que na minha opinião é a pior em toda a historia de Ibiuna (infelizmente pois trabalhei muito para eleger o Cel. pena que ele se foi)Se os atuais governantes se acham melhores que os outros que mostrem. Em quase tres anos de governo não vi ainda nenhuma obra do pref, atual. a saude não está bem das pernas como apregoa o secretario,queria saber quem avaliou e disse que é dez,Como pode ver dna Mariza não sou um alienado, o fato de hoje apoiar a candidatura do Fabio não quer dizer que não o critique, Apoiei em 2000 depois 2004, já em 2008 quando fiz campanha para o Cel nunca falei mal nem do candidato A muito menos do B ou C e sim sempre falei sobre o nosso candidato, e é isso que pretendo fazer em 2012, uma campanha com muito trabalho sem falar deste ou aquele e deixar a população que julgue quem é o melhor para Ibiuna

    ResponderExcluir
  13. Respondendo ao Sr. Paulo o secretario de Saúde, quero dizer que não chamei seu time de fraco, só disse que o único eleito no grupo era o Dr. Jonas de Campos, pessoa a quem respeito muito e admiro desde a minha adolescência, Quanto ao Dr. Orlando Silva outro cidadão Ibiunense de respeito que só tenho a elogiar pois, se Ibiúna hoje tem uma empresa do porte da Nissim deve em sua grande maioria ao ilustre cidadão que foi prefeito em uma época em que ninguém queria por a cara a tapa e brigar pelo município, tanto é que depois daquela eleição nunca mais voltou a se eleger, não posso dizer se felizmente ou infelizmente, quanto aos outros citados tenho minhas duvidas, até quando ficarão na base aliada? O sr. cita Charles Guimarães a quem ameaçou a poucos dias em discussão na prefeitura, e o melhor, divulgou em alto e bom som para que todos ouvissem que era o bom e ele o mal,enquanto houver algum beneficio aos mesmos (vereadores) o Sr. os terá a seu lado agora, na hora H é que vamos ver quem tem garrafa vazia pra vender!!!! Como o ilustre secretario é recém chegado, saiba que nosso povo não se baseia em governador, deputados ou qualquer outro tipo de apoio recebido, se assim fosse, na eleição passada João Mello seria eleito com expressiva votação, pois desfilava ao lado de seus deputados e assessores em todas as ruas da cidade, outro fato é que o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, com todo o investimento feito na última campanha, tenho certeza que o sr. se lembra pois faz parte de sua historia neste município, não teve um terço da votação almejada, isso prova que nosso povo tem uma característica política peculiar e para conhecer melhor é necessário muito tempo de envolvimento e dedicação. Quanto ao transporte escolar, parece-me que o Sr. anda meio desinformado pois, os mesmos ainda estão com três ou quatro meses de atraso em seus pagamentos e por isso muitos perdem seus veículos para as financeira, exceto uma minoria favorecida pela casa a qual o Sr faz parte. Sugiro que o Sr. fique mais a par da situação até mesmo por ser o secretario responsável pela pasta onde está o referido transporte. Quanto aos valores mencionados sugiro que leia melhor este blog pois consta não só aprovação do conselho do Fundeb quanto prestações de contas enviadas à câmara juntamente com todos os contratos da época por duas vezes, Quero deixar claro aqui que não bastasse tudo isso, o desconto que o Sr. tanto fala nas contas foi proposto por nossa equipe de trabalho e contestada pela atual, lembro ainda que esse valor esta acima do calculado por nós pois naquela época baixaríamos a R$ 550.000,00 sem cortar o Arco Iris, um dos maiores benefícios alcançados pelo nosso povo e que atendia nossas crianças especiais que hoje, desamparadas e sem assistência, ficam em casa assistidas pelo precioso amor materno porém, sem maiores conhecimentos para lidar com esta dificuldade. Pergunto ao Sr.:Isso é respeito com o cidadão Ibiunense? Sr. Paulo nosso povo tem memória, e posso apostar com o Sr. que nunca esquecerá tudo de bom que lhe foi feito, e também o mal Outro fato que não posso deixar de comentar é quanto ao paço, ficou sim bonito, mas de que adianta calçar um sapato novo sem lavar os pés? Em que beneficiou o cidadão que vem lá do mato? Por um acaso ele está sendo bem atendido no prédio bonito? Por isso Sr. Paulo não adianta montar uma seleção de políticos sem ter uma proposta decente e comprometimento com quem realmente interessa, Nosso povo.

    ResponderExcluir
  14. Caro Souza, fico feliz em ver que não estou sozinho nesta empreitada, tenho visto propaganda enganosa em todos os lados da cidade, pelo que vejo até agora fui o unico a falar sobre o assunto, pra vc ter uma ideia em um dos outdoor`s tinha uma foto do prefeito com secretario, isso significa que um artigo da constituição federal foi violado e nenhum vereador ( ah!não temos)fiscalizou, esse caso de desperdicio do dinheiro publico, como ja disse antes nunca houve em Ibiuna tanto gasto com publicidade, seria pelo fato da popularidade do pessoal em questão andar tão em baixa? mais uma vez quero alertar nossos leitores que por consequencia são eleitores: Vamos abrir os olhos meu povo!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Gostaria também de fazer uma pergunta ao pessoal da atual administração: Quanto vale o apoio de um vereador insignificante??? Será possivel que de insignificante alguem passsou a importante em tão pouco tempo? Ou será que nosso povo não leu as baixarias ditas em jornais, Camara municipal,etc...? inclusive nesse conceituado blog, Ou estão achando que somos idiotas ou que não temos memoria, ou eles estão fingindo que nada aconteceu? espero que os envolvidos nessa questão venham a publico mostrar a verdade atraves deste veiculo, tenho certeza que nosso amigo blogueiro e moderador não deixara nenhum esclarecimento de fora.
    um abraço a todos...

    ResponderExcluir

Seu comentário foi enviado e, em breve, será publicado.